Barra do Piraí

Spread the love

Os primeiros habitantes conhecidos da região do atual município de Barra do Piraí foram os índios, também chamados de coroados. Durante o ciclo do ouro em Minas Gerais e Goiás, diversa trilhas de tropas de mulas cruzaram a região do atual município, levando ouro para o litoral e mantimentos para as minas.

Com área de uma légua em quadra, ficavam situadas nas margens direita e esquerda do rio Piraí, em sua confluência com o Paraíba do Sul. Os primeiros colonizadores foram membros das famílias Faro e Pereira da Silva. Grandes senhores de escravos, dedicaram-se à agricultura e, em pouco tempo, dominaram a região cafeeira, serra acima.

O rápido desenvolvimento do lugar, onde se realizavam grandes transações comerciais, levou a inauguração de uma estação da Estrada de Ferro Central do Brasil. Barra do Piraí foi à primeira cidade emancipada no regime republicano.

Barra do Piraí faz parte da região Vale do Ciclo do Café, tendo, como principais eventos. Circuito de Outono: Café, Cachaça e Chorinho; Festival Vale do Café; Exposição Agropecuária de Barra do Piraí.

Os principais pontos turísticos são: Beco da Carioca, Catedral de Santana, Igreja São Benedito, Igreja Santo Cristo dos Milagres, Chaminé da Rede Ferroviária, Casa da Princesa, Santuário da Concórdia, Cachoeira de Ipiabas, Rio Piraí e Rio Paraíba do Sul, Fazendas históricas da época do Café e Ateliês de artesanato.


Spread the love

Deixe o seu comentário