Campos dos Goytacazes

Spread the love

Campos dos Goytacazes, noroeste fluminense é a que mais investe em recursos per capita do Brasil. Campos também é a segunda cidade no estado que tem crescido mais o setor hoteleiro.

No centro da cidade, há um forte e diversificado comércio popular. Na rua João Pessoa, está a maior concentração de lojas de roupas populares. No bairro da Pelinca, na avenida de mesmo nome, podemos encontrar o segundo centro comercial e financeiro da cidade, onde estão as lojas mais renomadas e diversos shoppings.

Por conter a maior parte dos bares e restaurantes da cidade, a Pelinca é considerada rica e sempre movimentada, principalmente à noite. Assim, se tornando um bairro nobre. Ao largo de suas costas, no oceano Atlântico, há um forte polo de exploração de petróleo e gás natural pela Petrobras, na plataforma continental.

A cidade é a maior produtora de petróleo do Brasil, além de concentrar a maior parte da indústria cerâmica fluminense. Das sete usinas de açúcar e álcool do estado, seis estão em Campos. No Turismo os atrativos naturais, ao longo do rio Paraíba do Sul, terra de aluvião, a planície goitacá encanta com a sua fauna e flora riquíssima e diversificada, vastidão de verdes de todas as tonalidades.

Os Campos dos Goytacazes se estendem até o oceano Atlântico, ponto inicial da colonização de origem portuguesa. Possuem lindas praias, todas com ondas fortes e desertas. São frequentadas mais por surfistas, mas a população também vai. Em algumas praias, há colônias de pescadores.

Como atrativos naturais destacam-se: Região do Imbé, Bela Joana, Região das Serras (pico São Mateus, pedra Lisa [pico de 726 metros] e pedra do Baú), Praia do Farol de São Tomé, Rio Preto, Lagoa de Cima, Senador Amaral (Cidade de Cayola Berola), Morro do Itaoca (morro do rato), Lagoa Limpa e Rio de Donana.

A cerâmica, o couro, a palha e a madeira são os materiais de destaque em seu artesanato. Na culinária, além da cachaça e da goiabada cascão, o suspiro e o chuvisco são famosos. Havendo grande tradição cultural e política na região da chamada baixada Campista.

Vale destacar, também, a fundação da primeira sala de cinema de Campos construída pelo senhor Alamir, conhecida como Cine São José, sendo o prédio trazido da Europa pedra por pedra e reconstruído na cidade, e tendo como primeira exibição o filme Marcelino Pão e Vinho. O Campos Folia, cujo ganhou notoriedade por ser o último Carnaval brasileiro a ser realizado, desde 2010. Sempre entre os meses de abril e junho.

Palácio da Cultura, que abriga a Biblioteca Pública Municipal, localizado na Rua Barão de Miracema, Pelinca.

Museu Histórico de Campos dos Goytacazes, localizado na Praça São Salvador, Centro.

Casa de Cultura Olavo Cardoso, localizado na Avenida 7 de Setembro, Centro.

Casa de Cultura Villa Maria, localizada na Praça do Liceu.

Casa de Cultura Poeta Antônio Silva, localizado em Conselheiro Josino.

Casa de Cultura José Cândido de Carvalho, Localizada em Goitacazes.

Teatro Municipal Trianon Teatro de Bolso Procópio Ferreira. Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (CEPOP), localizado no bairro Jockey Club.Teatro SESC, localizado no Centro.

Teatro SESI, localizado em Guarus.

Outro famoso atrativo local é o Farol de São Tomé,que foi projetado pelo engenheiro francês Gustavo Eiffel, responsável por projetar grandes obras como a Estátua da Liberdade, em Nova Iorque (EUA) e a Torre Eiffel, em Paris (França).


Spread the love

Deixe o seu comentário