Centro Histórico de Resende

Resende é um importante município do estado do Rio de Janeiro que teve suas terras conhecidas no século XVIII durante a febre da exploração e procura por ouro e diamantes na região.

0 72

Para quem gosta de um passeio para admirar construções que contam muito sobre a história do nosso país, a dica é conhecer o Centro Histórico de Resende. Os casarões, prédios antigos e sobrados são de um tempo de muita ostentação. Várias construções foram feitas com técnicas milenares de terra crua e com mão-de-obra-escrava. Além disso, 63 imóveis do Centro Histórico de Resende já são tombados pelo Patrimônio Histórico Municipal.

Resende é um importante município do estado do Rio de Janeiro que teve suas terras conhecidas no século XVIII durante a febre da exploração e procura por ouro e diamantes na região. Os primeiros habitantes do local foram os índios Puris, que eram nômades e viviam da caça, pesca e da agricultura primária. A cidade é rica em atrações históricas e culturais. Vale a visita!

Veja abaixo alguns monumentos importantes do Centro Histórico de Resende:

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

Localizada na Praça Oliveira Botelho, sua construção foi iniciada em 1756 e a inauguração ocorreu em 1813. Em 1945, a Igreja foi praticamente destruída por um incêndio e reconstruída anos depois graças às doações dos fiéis.

Posts Relacionados

 

Câmara Municipal

Situada na Rua Padre Couto, no Centro, este prédio começou a ser erguido em 1926, demorando dois anos para ficar pronto. Por ter três pavimentos, foi considerado o “arranha céu” de Resende na época. Ele já abrigou a Caixa Rural, o Museu de Arte Moderna e hoje é a sede da Câmara de Vereadores.

Palacete

Localizado na Praça do Centenário, foi construído no século XIX, tendo sido requisitado para hospedar, em 1868, a Princesa Isabel e o Conde D’eu. Também serviu de hospedagem para vários Governadores.

📸❤️#photography #centrohistorico #Resende

A post shared by ✨Rayana Godoy✨ (@rayana.godoy) on

Paço Municipal

Este prédio, recuperado pela Prefeitura em 2003, foi construído entre 1834 e 1956 para sediar a Câmara de Vereadores, o Júri e a Cadeia Pública. Hoje, preservando suas características arquitetônicas originais, ele é sede da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda.

Quando se trabalha em um lugar onde houve uma arquitetura.

A post shared by Franciele Frech (@frechfran) on

Rua XV de Novembro

Conhecida no passado como Rua Direita, a XV de Novembro é uma das vias mais antigas da cidade, mantendo em grande parte seu aspecto original. Apesar de algumas construções recentes é um exemplo do que foi Resende no período áureo do café.

Mercado Municipal

Localizado próximo ao Terminal Rodoviário Urbano, o prédio que ainda guarda suas características arquitetônicas originais, foi construído no início do século XX. Hoje ele abriga atividades culturais e recebeu o nome de Espaço Z.

Estação Ferroviária

Situada na Praça da Bandeira, em Campos Elíseos, a Estação original era um modelo típico trazido para o Brasil na segunda metade do século passado, juntamente com a tecnologia das estradas de ferro.

São muitas as opções de hospedagem em Resende. Clique aqui para ver a lista completa de locais para se hospedar.

Fonte: Prefeitura de Resende

Comentários
carregando...