Fazenda Cachoeira Grande em Vassouras

Spread the love

A Fazenda Cachoeira Grande não era a maior fazenda da região, possuindo apenas 1.125 hectares, mas foi o princípio da imensa fortuna do futuro Barão de Vassouras, Francisco José Teixeira Leite, filho do Barão de Itambé.

Em 1850, Francisco possuía em sua fazenda 250.000 cafeeiros. Francisco substituiu o café da fazenda pelo beneficiamento de alimentos, então muito caros em Vassouras, ficando famoso o “Arroz de Cachoeira”, todo tratado com eficientes máquinas “hidráulicas”, aproveitando a cachoeira que batizava a propriedade.

Por seus méritos, foi elevado por D. Pedro II em 1871 à condição de Barão de Vassouras

O Barão morreria em maio de 1884, às vésperas de completar oitenta anos. Uma de suas filhas, Maria Esméria Teixeira, herdou a Fazenda Cachoeira Grande e nela recepcionou com grande jantar, a 18 de setembro de 1884, a Princesa Isabel e o Conde D` Eu, ambos de passagem por Vassouras.

Leia também: Pousada Rancho da Ferradura Petrópolis

Hoje, restaurada e bem decorada, Cachoeira Grande recuperou seu antigo esplendor. Pertence atualmente à família de Francesco Vergara Caffarelli, industrial e colecionador de arte.

Fazenda Cachoeira Grande – Sala de Estar

A Fazenda Cachoeira Grande está aberta à visitação. O programa consiste em visita à sede, onde será contada a história da fazenda, sua recuperação, além de informações sobre o mobiliário existente e objetos. A fazenda possui um museu de carros antigos que poderão ser apreciados durante a visita.

Viaje PraPraia


Spread the love

Deixe o seu comentário