Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio

O lugar funcionou como convento até 1872 e nele funcionou a primeira escola do então município de Cabo Frio, uma vez que cabia aos religiosos a função de catequizar a população.

0 26

O antigo Convento de frades franciscanos de Nossa Senhora dos Anjos, em Cabo Frio (RJ) sedia hoje em dia o Museu de Arte Religiosa e Tradicional (MART).

A história desse convento começou logo após a fundação da cidade de Cabo Frio, em 1617. Ocorre que Estevão Gomes, que era capitão-mor e tinha poderes, inclusive de doar sesmarias, cedeu a uma solicitação da população que conhecia os franciscanos que moravam em Cabo Frio. Eles pediram a ele um pedaço de terra para que pudessem construir um convento. A construção, que se iniciou apenas em 1686, levou 10 anos para ser finalizada sendo inaugurado no dia 13 de janeiro de 1696.

O lugar funcionou como convento até 1872 e nele funcionou a primeira escola do então município de Cabo Frio, uma vez que cabia aos religiosos a função de catequizar a população.

Posts Relacionados

Todo o complexo, incluindo o Convento, o cruzeiro localizado na frente, o cemitério e a Capela da Ordem terceira dos Franciscanos foi tombado em 1957.

Em 1968 o Arcebispado de Niterói, proprietário do prédio, e o Departamento de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Dphan) acordaram sobre a criação do Museu de Arte Religiosa e Tradicional, adaptando as ruínas do Convento para comportar o Museu, cujo acervo inicial foi composto pelos objetos dos frades que ali viviam.

Apesar do clima sacro, dos altares e das diversas imagens que ocupam o lugar que lhes foi destinado enquanto objeto de culto, de fé, todo o pavimento térreo é hoje utilizado para abrigar exposições de curta duração e não é uma praxe que ali se realizem missas ou outras funções religiosas.

Leia também: Museu Casa da Hera em Vassouras

O acervo do Museu de Arte Religiosa e Tradicional é constituído, principalmente, por imagens em terracota e madeira policromada dos séculos 17 e 18. Também possui obras de referência do século 19 restauradas recentemente.

Em virtude da excelente acústica o local é frequentemente palco de concertos e outras apresentações de música, sobretudo de música sacra.

Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio

Cabo Frio vai além das belíssimas praias! Durante a minha estadia pela cidade, aproveitei para conhecer o Museu de Arte Religiosa e Tradicional. O local teve suas obras iniciadas em 1686 e após 10 anos foi inaugurado, no ano 1696 iniciaram as atividades conventuais, que duraram até 1872. Durante vários anos do século XX, o prédio esteve abandonado, foi depredado e alvo de saques. Após se tornar patrimônio nacional, foi criado o Museu, inaugurado em 15 de dezembro de 1982. Para quem é apaixonado por arquitetura e história, vale apena a visita! O Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Antigo Convento de N. Senhora dos Anjos) funciona de terça a sexta de 10h às 17h e aos sábados de 14h ás 18h. Fica localizado no Largo de Santo Antônio, s/n. – Centro – Cabo Frio. Mais informações 📞 (22) 2646-7340. #RioFácil #RioFácilCaboFrio #CaboFrio

A post shared by Rio Fácil (@riofaciloficial) on

#meucliqueestadao #cabofrio

A post shared by Fabiana Pereira (@fabi7pereira) on

NOVEMBRO NEGRO #contaçãodehistória #culturaafroeindigena #astrançasdebintou

A post shared by Soraya_Coelho (@sa_soraya9) on

🎊

A post shared by Manuela Paiva Ellon (@manuelices_) on

tradições

A post shared by Hellen (@hellenreys) on

Cena noturna em Cabo Frio. Iluminação de monumentos.

A post shared by José Eduardo Amaral Leal (@jeduardoleal) on

Comentários
carregando...