O melhor do Interior do Estado do Rio

Ponta do Drago & Meros – Ilha Grande

Muito próximo está uma das extremidades principais da Ilha Grande, a ponta dos Meros, onde existe um farol para balizar a entrada da baia da Ilha Grande no limite com o oceano aberto.

Navegando a caminho da praia do Aventureiro, vindo de oeste, passamos pela famosa ponta do Drago, na virada para a enseada da Praia de Sul. Quando o mar está agitado, a colisão das ondas é de tamanha intensidade que a espuma pode ser vista da praia da Parnaioca, distante 9,5 km.  O nome vem de uma curiosa formação rochosa que lembra um lagarto, um réptil ou um dragão,  conforme a imaginação de cada um.

Muito próximo está uma das extremidades principais da Ilha Grande, a ponta dos Meros, onde existe um farol para balizar a entrada da baia da Ilha Grande no limite com o oceano aberto. A passagem em seu contorno é sempre uma preocupação para os navegantes com pequenas embarcações, até mesmo os moradores.  Isso deu origem  a criação de uma lenda pelos antigos nativos, associando a uma imagem de medo e respeito que aqui  foi a imagem de um dragão ( Drago ).

Curiosidade: A lenda de Drago

“Dizem que nos tempos dos piratas, atraía navios que ali se aproximavam e um marujo pegava. Mandando avisar em Roma o fato. O padre Santo veio visitar a Ilha, logo que recebeu o recado, viajou durante alguns meses, quando aqui chegou, veio benzendo e amaldiçoando. O bicho no mar caiu, nas correntes marinhas, com destino ao sudeste, nunca mais ninguém o bicho viu.” – Meu Santo – Extraído do Livro Lendas da Ilha Grande, de Neuseli Cardoso.

Principais atrativos:

Curiosidades geológicas, lenda e cultura local.

Como chegar nas pontas dos Meros e do Drago:

  • Somente pelo mar, partindo de Provetá (ponto mais próximo), Araçatiba, Praia Vermelha;
  • Partindo de Abraão no passeio realizado em escuna ou lanchas, chamado de volta a Ilha. Após a parada na praia de Aventureiro, o roteiro embarcação passará bem próximo da ponta do Drago, ponta dos Meros e fará parada na praia dos Meros.

Fonte: Ilha Grande

Comentários

comentários

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.