Quilombo São José da Serra – Um retorno ao passado colonial

O Quilombo São José é uma das 13 comunidades do estado do Rio de Janeiro e uma das 1000 comunidades do Brasil inteiro.

0 147

No interior do estado do Rio de Janeiro, mais precisamente na cidade de Valença, fica o Quilombo São José da Serra, uma comunidade de descendentes de escravos. O Quilombo São José é uma das 13 comunidades do estado do Rio de Janeiro e uma das 1000 comunidades do Brasil inteiro.

Hoje as comunidades Quilombolas se mantêm vivas e atuantes, divulgando sua cultura negra e lutando pelo direito de propriedade de suas terras consagrado pela Constituição de 1988.

Com cerca de 150 anos, o Quilombo São José da Serra é o mais antigo do estado e possui cerca de 200 quilombolas vivendo em casas de adobe ou pau-a-pique e telhados de palha.

O cotidiano dos moradores do Quilombo é baseado na agricultura de subsistência, no artesanato tradicional, no catolicismo, na umbanda, no fogão de lenha, no Jongo e no Terço de São Gonçalo, tradição desde os seus antepassados na fazenda, por volta de 1850.

No Quilombo São José os negros formaram um núcleo religioso e cultural procurado por moradores das cidades próximas e de vários outros pontos do Brasil e do mundo que visitam a comunidade ao longo do ano.

Leia também: Vassouras vai ganhar Centro Cultural Cazuza

A visita ao Quilombo São José é uma viagem ao passado  onde vocês serão recebidos por seus senhores, senhoras, jovens e crianças com muita alegria, simpatia e satisfação. Não se espante se for convidado a se sentar nos sofás de suas casas e oferecerem um café da tarde para contarem a história do local.

Quilombo São José da Serra

 

 

 

Comentários
carregando...