Resende

Spread the love

Localizada às margens da Rodovia Presidente Dutra (BR-116), que liga o Rio de Janeiro a São Paulo, Resende é uma das mais belas cidades turísticas da Região das Agulhas Negras, no sul do Estado do Rio.

O parque industrial instalado abriga um centro de convenções local e eventos realizados na Região das Agulhas Negras, como o Festival de Inverno.

Visconde de Mauá, no município de Resende, é uma região de belezas naturais, cachoeiras e rios cristalinos, onde o canto dos pássaros, o clima ameno e a natureza viva são um convite ao descanso.

Com colonização alemã, paisagem alpina, cachoeiras, locais esplêndidos para a prática de esportes como o voo livre, canoagem, trilhas e mountain-bike, a localidade conta com uma rede hoteleira com restaurantes que oferecem desde comida caseira à pratos tradicionais, com destaque para os pratos preparados com o pinhão.

A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), de formação de oficiais do Exército, ocupa área de 67 km 2 estendendo-se da Rodovia Presidente Dutra até as encostas da Serra da Mantiqueira e do Maciço do Itatiaia.

Como perspectivas de lazer e diversão, podemos citar: a Avenida Beira-Rio, as margens do rio Paraíba do Sul; o Centro Histórico anexo à Igreja Matriz; os festejos de Corpus Christi com o tapete ornamental nas ruas da procissão; atividades náuticas e pesca amadora no rio Paraíba do Sul e Represa do Funil; atividades rurais no Parque de Exposição; utilização do aeroporto municipal através do Aeroclube de Resende com paraquedismo e skydive.

O Parque Municipal da Cachoeira da Fumaça conta grandes extensões de matas preservadas, nascentes e riachos. Serrinha do Alambari conta com excelente condição de preservação de seu ecossistema, fortalecendo sua vocação de lazer como Área de Proteção Ambiental, protegida por um Plano Diretor específico. Cachoeiras, rios com águas límpidas e frias, perfeitas para a criação de trutas, consolidam, dia-a-dia, a Serrinha como Estância Climática.

Engenheiro Passos, distrito de Resende, distante 28 km do centro, tem como marca registrada a presença dos hotéis-fazenda, todos eles em sedes antigas de grandes propriedades rurais.

Os casarões atestam a opulência e a prosperidade econômica da época do café no Vale do Paraíba e concilia conforto com a tradicional comida caseiro, rios, cachoeiras, a vida natural do campo com passeios a cavalo e charrete, além da proximidade com a parte alta do Parque Nacional do Itatiaia.

Pico das Agulhas Negras, Vale das Prateleiras, Pedra da Tartaruga, Pedra da Maçã, Pedra do Altar e trilhas diversas são os pontos turísticos do lugar. Capelinha é outro ponto obrigatório de parada, situada a 20 km do centro urbano de Resende, é uma área típica de pecuária leiteira.

Região das Agulhas Negras, umas das regiões mais lindas no Rio de Janeiro está localizada ao sul, no Médio Vale do Rio Paraíba, apresenta grande diversidade cultural e riqueza ambiental incomparável. Reúne paisagens do alto da Serra da Mantiqueira e do Vale do Paraíba, com destaque para o Pico das Agulhas Negras, no Parque Nacional do Itatiaia.


Spread the love

Deixe o seu comentário